Loading…
 +351 253 208 230 [chamada para rede fixa nacional]

Alberto Contador encanta o Salão de Mobilidade com histórias sobre o mundo das duas rodas

Alberto Contador encanta o Salão de Mobilidade com histórias sobre o mundo das duas rodas

O segundo dia de Salão Mobilidade - Auto Moto Bike Eletric - foi marcado pela grande adesão do público. Atletas do ciclismo e automobilismo prenderam a atenção nas rubricas do pavilhão do Altice Forum Braga e as apresentações para o público profissional estiveram repletas.

Nem o tempo instável deteve o público de visitar o Salão da Mobilidade de Braga, que teve início na sexta-feira e se estende até domingo, dia 5 de novembro. Durante a manhã, os entusiastas do ciclismo juntaram-se à FirstBike para um passeio BTT, que teve início no espaço de exposição, seguindo para o Picoto, enfrentando a chuva que se fazia sentir. A tarde deste sábado, com uma programação atrativa para os fãs de Alberto Contador, renomado ciclista espanhol, vencedor de três voltas à Espanha, contou com uma conversa intimista, onde este partilhou a sua experiência no desporto das duas rodas.

São poucos os ciclistas que se destacam entre os maiores, e menos ainda se tornam lendas do desporto. Contador é um ex-ciclista profissional que faz parte dessa honrada minoria. Faz parte de uma seleção de 7 ciclistas que venceram as 3 grandes voltas, o Giro d’Itália, Tour de France e Vuelta a España. Aos 12 anos apaixonou-se pelo ciclismo, ao pegar a mountain bike de um de seus irmãos mais velhos. Foi com este mesmo irmão, Francisco, que tem o mesmo nome de seu pai, que saia para pedalar com 14 anos. Ganhou a sua primeira bicicleta, uma Orbea antiga, depois do seu irmão ganhar outra. O atleta falou do seu percurso, das vitórias mais emblemáticas, do problema de saúde com que se deparou em 2004 e da sua retirada em 2017, depois da Vuelta a Espanã.

Atualmente continua a dedicar-se ao ciclismo, tem a sua própria fundação, com dois ramos. Um mais direcionado para a divulgação do AVC e outra para o ciclismo. Um trabalho com diferentes grupos etários, como crianças, ou equipas profissionais, como a Eolo Kometa. É também comentador na Eurosport, das maiores e mais importantes corridas.

Na sua apresentação, falou também sobre um grande projeto pessoal, a marca Aurum que criou juntamente com Ivan Basso. Tal como explicou durante a tarde deste sábado, Aurum significa ouro, que está instintivamente associado aos vencedores, às medalhas e ao melhor lugar do pódio. Em destaque durante a apresentação esteve o modelo Aurum Magma, o primeiro modelo da Aurum Bikes.

A plateia lotada do palco do pavilhão, dirigiu-se para a sessão de autógrafos e fotografias, fazendo uma fila de vários metros, no stand da organizadora FirstBike.

Os pilotos de automobilismo - Daniel Vilaça, Miguel Correia, Ricardo Gomes e Sérgio Freitas compartilharam as suas perspetivas e experiências no desporto motorizado, numa sessão promovida pela Acominho. Uma conversa unida pela amizade, entre os vários fatores comuns, como o início da carreira neste desporto, na Rampa da Falperra. Evento mítico da cidade de Braga, que desde pequenos apaixonava os quatro pilotos bracarenses e onde todos deram o primeiro passo no mundo das corridas.

Quanto às projeções para a próxima temporada de 2024, Daniel Vilaça assume que a participação no Campeonato Nacional de Montanha está assegurada. Já o piloto Ricardo Gomes está envolvido num projeto mais especial. Um processo que passa por trazer para Portugal os Fórmulas 4. Uma modalidade que só está ativa no país há sensivelmente dois anos, assumindo assim o piloto a preferência por este campeonato ibérico, para o ano de 2024. Também Sérgio Freitas dará continuidade no campeonato Regional Norte, em dupla, com o piloto Miguel Rodrigues.

Questionados sobre a falta de apoios em Portugal e na cidade e o esforço que os pilotos fazem para entrar em competição, Miguel Correia afirma que o distrito de Braga, “é sem sombra de dúvidas a capital do automobilismo e corridas de Portugal, começando pelo Rally de Fafe, a Rampa da Falperra, é um distrito onde passam inúmeras competições europeias e mundiais, que conferem um enorme valor.”

A PD AUTO promoveu a conferência “O Futuro da Mobilidade Elétrica”, voltada para o público profissional de mecânica automóvel.

A sessão, dedicada ao público profissional, passou por momentos de exposição de casos práticos, apresentação da PDAcademia e Autel, até à transmissão ao vivo da conversa “Como é que a evolução da mobilidade vai impactar as Oficinas”, com os oradores Eng. Baptista da Costa; Emílio Grela Pérez - Representante da TRATAUTO e o moderador Joaquim Amândio Santos.

O pequeno auditório estava repleto de jovens e profissionais da área, onde o projeto PDAcademia, em parceria com a Associação Empresarial de Braga, foi apresentado. Este projeto é dedicado à formação de jovens na área da megatrónica automóvel, abordando a carência de mão de obra qualificada no setor. Nos últimos 5 anos, a PDAcademia formou mais de 120 alunos, mas Joaquim Amândio Santos enfatizou a necessidade de aumentar o número de profissionais em 26%.

Baptista Costa destacou a constante evolução da mobilidade e enfatizou que essa revolução é algo a ser abraçado. O futuro da mobilidade envolverá a utilização de diferentes modos de transporte, incluindo transporte coletivo, aéreo e bicicletas. A partilha de veículos e a autonomia dos mesmos serão cada vez mais comuns. Emílio Grela Pérez reforçou a importância da formação contínua, tanto para jovens como para profissionais mais experientes, dada a necessidade constante de atualização. As novas gerações têm uma perspetiva diferente em relação aos automóveis, focando-se mais na utilidade e na possibilidade de alugar serviços, refletindo as mudanças na mobilidade que se desenham no horizonte.

A formação técnica interativa de mecânica protagonizada pela Soarauto, trouxe ao Palco Pavilhão, a demonstração de uma viatura em exposição, com simulação de avaria em contexto real.

Também a Soarauto realizou no Pequeno Auditório, a conferência “Oficina com Futuro, Programa Millennium”, das 18h às 19h, um evento para profissionais de mecânica, conduzido por nuno Carvalho e Hugo Fonseca da Soarauto, com muito público a assistir.

Já a ACOMINHO, organizou um momento sobre a “Segurança no Desporto Motorizado”, com a intervenção de Ramiro Brito, oficial de prova. O momento serviu para perceber a missão do oficial de prova, a segurança, intervenção, sinalização e direção de prova. A ACOMINHO – Associação de Comissários do Minho, fundada em abril de 2019, por nove fundadores que decidiram juntar a sua experiência e reunir esforços para mudar o panorama do desporto motorizado em Portugal. Contam com uma alargada rede de comissários que colaboram em eventos desportivos desde longos anos, com experiência em provas de automobilismo e motociclismo.

No domingo, o último dia de Salão Mobilidade, as grandes atrações, para além da exposição automóvel, moto e de bicicletas, é o encontro de motos promovido pelo Moto Clube de braga, pelas 10h30, com início no parque de estacionamento do altice Forum Braga. Todo o público é convidado a juntar-se a esta iniciativa, bastando, para isso, inscrever-se no stand do Clube, no Piso 1 do pavilhão da exposição.

Pelas 15h00, o piloto de Drift, Paulo Rocha, que tem competido desde 2022, subirá ao palco do pavilhão para compartilhar a sua experiência sobre o emocionante mundo do Drift e esclarecer questões cruciais relacionadas à segurança nesta modalidade. Posteriormente, os fãs terão a oportunidade de se aproximar do piloto durante o Meet & Greet, uma ocasião especial para conhecer mais de perto este talentoso atleta e trocar experiências.

Também a competição de drones e robots se manterá até ao último dia. A IDRONE Arena e o Sphero Maze do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) têm partidas marcadas para as 11h00 e 16h00. Nos restantes horários, todos os entusiastas poderão experimentar pilotar as tecnologias mais recentes da área da mobilidade. O Clube Slot de Braga, com espaço aberto à participação de todos, entrará em torneio das 15h30 às 18h00, com as equipas: Desafio SRC Ford Capri vs BMW, Scx e Grupo Livre. 

A pista de instrução à iniciação da condução de bicicletas, a Escola de Educação Rodoviária e os espetáculos de Trial Bikes, pela Trial Portugal, fazem parte do programa do último dia do certame.

+2601782

VISITANTES

+1146

EVENTOS

+241

CONGRESSOS

+428

ESPETÁCULOS

Conheça todos os eventos

Agenda

Conte connosco para a organização do seu evento

No Forum Braga encontra espaços e uma equipa com vários anos de experiência que vão tornar o seu evento inesquecível.

Parceiros de Negócio

Altice

 

Sagres

FORUM BRAGA

Um fórum moderno, interativo e ambientalmente sustentável, pensado e feito para as pessoas. Um ponto de encontro para negócio, cultura e com múltiplas valências para fazer sonhar e concretizar todo o tipo de experiências.

JÁ DISPONÍVEL | App Forum Braga

Contactos

Av. Dr. Francisco Pires Gonçalves
4715 - 558 Braga
Ver Mapa
Obter Direções

T.: +351 253 208 230[chamada para rede fixa nacional]