Loading…
 +351 253 208 230 [chamada para rede fixa nacional]

Cerimónia de Abertura - “A dança fala por todas as linguagens do mundo”

Cerimónia de Abertura - “A dança fala por todas as linguagens do mundo”

Ontem, dia 30 de junho, Braga acolheu mais de 20 mil pessoas na parada que marca a Cerimónia de Abertura das finais do Dance World Cup. O centro da cidade inundou-se de jovens atletas, treinadores, familiares e espectadores para o anúncio de todas as equipas e nacionalidades a competir.

O Dance World Cup (DWC) reuniu o maior número de bailarinos de sempre em competição – 7500 -, que cantaram e rufaram tambores para marcar o arranque desta que é a maior celebração da dança do mundo! A parada no centro da cidade, juntou mais de 20 mil pessoas que, deslumbravam com a beleza e energia que este evento proporciona. 

Com início na Praça do Município, pelas 19h, o emocionante desfile trouxe às ruas a diversidade das várias nacionalidades representadas pelas equipas que, numa disputa saudável, gritavam em frenesim pelo seu país. A delegação da Argentina abriu esta parada, seguindo-se os restantes 49 países. No ponto final do encontro, na Avenida Central, cada país, representado por dois ou três atletas, subiram ao palco, envergando a sua bandeira, mascotes e trajes típicos da sua origem. A equipa portuguesa, como é costume do país anfitrião, fechou esta parada ao som de “A Portuguesa”, cantada para milhares de pessoas.

Bonnie Lythgoe, fundadora do Dance World Cup, teceu algumas palavras na cerimónia de abertura “a dança é a nossa linguagem universal, fala por todas as linguagens do mundo”. Foi também com bastante comoção que enalteceu a realização deste evento em Portugal, um dos seus países preferidos. No final, acrescentou algumas palavras em português, desejando boa sorte a todos os atletas e relembrando todo o trabalho e sacrifício que fizeram para estarem nesta competição.

Também Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, deu as boas-vindas a todos os atletas presentes e referiu com orgulho a presença deste evento na cidade de Braga “é um orgulho enorme receber, pela segunda vez, num espaço de quatro anos, mais uma edição do Dance World Cup”. O ano de 2019 foi um ano memorável para Braga que, acolheu pela primeira vez este evento, dando uma forte dinâmica a toda a cidade “foi algo extremamente importante para o desenvolvimento da dança no nosso território”, referiu.

Dado o mote para a abertura oficial da edição 2023 do Dance World Cup, o evento terminou pelas 21h00, com a atuação de um DJs que colocou os 7500 dançarinos, em aquecimento, para os dias de competição que se seguem.

O Dance World Cup, a decorrer entre 30 de junho e 8 de julho, tem palco no Theatro Circo e Altice Forum Braga (no grande auditório e pavilhão, albergando cerca de 3000 lugares para os espectadores), reunindo as modalidades do ballet clássico, contemporâneo, hip-hop, street dance, acro dance, jazz, sapateado, comercial, folclore nacional e as danças de salão.

Esta sexta-feira foi também marcada pelo início das competições no Altice Forum Braga, com arranque pelas 9h. As estreias encheram os espaços de beleza, com os portugueses Guilherme Fernandes, Margarida Fontes, Martim Amorim, Maria Correia e Carolina Milhazes, da academia AM DANCE STUDIO; Leonor Moreira Andrade, Dara Sofia Rodrigues Ribeiro, Lara Sofia Marques Abreu, Lara Pires Teixeira e Matilde Alexandra Teixeira Cunha, da Dança Nun'Álvares; Diana Patrícia Neves, Academia Sportdance; Mariana Sampaio, Eva Aguiar, Letícia Novo e Eduarda Rios, da Academia Gimnoarte; Isabella Cecília Pereira Rodrigues, da ARTEMOVE; Rita Perez Gomes, Sofia Vieira de Almeida Pinheiro e Maria Wan Vinagre Chiu, da Escola de Dança Eva Vieira de Almeida; Isabel Lopes, da Academia de Dança d'Uomo; Maria Miguel Loureiro, da DANCEBOX Performing Arts; Ana Jorge Silva e Francisca Mesquita, da FORMA - Estúdio de Dança de Chaves; e Francisco Ramos, da Dance Studio Nadine Loureiro.

Atuaram também os grupos de ballet Mozartinas, da FORMA - Estúdio de Dança de Chaves; os duetos acrobáticos Heart of Courage, da Academia Sportdance; Angel and demon, da Esacro; Friends until death, da Academia de Dança d'Uomo; e o trio Indian, da AM DANCE STUDIO.

A Inglaterra é o país com maior presença nesta edição, com 1854 atletas, seguido por Portugal, que leva às finais do DWC 986 bailarinos. Espanha com 763, Alemanha com 646, Israel com 622, Escócia com 439, Islândia com 250, País de Gales com 241, Itália com 196; Polónia com 149, Canadá com 138, Hong Kong com 121, República Checa com 111, Roménia com 110, Índia com 93, e África do Sul com 92 são os países com maior número de jovens a participar nas diversas modalidades, nas categorias solos e em grupos. 

+2514158

VISITANTES

+1082

EVENTOS

+232

CONGRESSOS

+407

ESPETÁCULOS

Conheça todos os eventos

Agenda

Conte connosco para a organização do seu evento

No Altice Forum Braga encontra espaços e uma equipa com vários anos de experiência que vão tornar o seu evento inesquecível.

Patrocinadores Oficiais

Altice

 

Sagres

ALTICE FORUM BRAGA

Um fórum moderno, interativo e ambientalmente sustentável, pensado e feito para as pessoas. Um ponto de encontro para negócio, cultura e com múltiplas valências para fazer sonhar e concretizar todo o tipo de experiências.

JÁ DISPONÍVEL | App Altice Forum Braga

Contactos

Av. Dr. Francisco Pires Gonçalves
4715 - 558 Braga
Ver Mapa
Obter Direções

T.: +351 253 208 230
[chamada para rede fixa nacional]