Loading…
 +351 253 208 230 [chamada para rede fixa nacional]

“Braga é o Centro da Canicultura e Felinicultura em Portugal”

“Braga é o Centro da Canicultura e Felinicultura em Portugal”

A Expo Animal terminou este domingo, depois de um fim de semana repleto de experiências incríveis para os amantes de animais. De casa cheia, o Altice Forum Braga foi palco das competições caninas e felinas internacionais, show de aves, répteis e peixes.

A nona edição da Expo Animal solidificou Braga como um destino de referência para competições animais. Mais de 200 gatos e mais de 1000 cães participaram nos concursos internacionais deste domingo, atraindo cerca de 350 cuidadores portugueses, ingleses e espanhóis, incluindo aqueles que trouxeram um animal pela primeira vez. O espaço de exposições de Braga inundou-se de famílias (incluindo os animais de estimação), que apreciaram as competições, interagiram com os animais e aprenderam um pouco mais sobre as espécies.

A Expo Animal caracteriza-se por ser um certame muito completo dentro do sector, já que agrega num só espaço – o Pavilhão do Altice Forum Braga, exposições caninas e felinas, em parceria com os Clubes Português de Canicultura e Felinicultura.

Nos últimos anos, o evento alcançou o estatuto de Exposição Canina Internacional e manteve-o para esta edição, garantindo a confiança do Clube Português de Canicultura e da FCI - Fédération Cynologique Internationale. Tendo este evento marcado, ano após ano, o panorama das competições realizadas em Portugal, José Olímpio, diretor operacional de Feiras, Congressos e Eventos, salienta a importância dos fatores decisivos para o seu sucesso: “Em primeiro lugar, o crescente número de exemplares inscritos, bastante acima da média nacional, que bem demonstra a relevância, cada vez mais crucial, da Exposição Canina de Braga no contexto nacional e internacional. Por outro lado, a elevada afluência de público às exposições nos dois dias, motivada também pelas demonstrações de carácter lúdico-pedagógico promovidas pela organização”.

Salvador Janeiro, diretor técnico da Expo Animal, agradeceu a grande participação do público, advindo um pouco de toda a região, e atestou que “Esta é, talvez a nível nacional, a canicultura com mais visitantes”.

O domingo foi marcado pela 16ª Exposição Canina Internacional, aberta aos exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas. 

O grande vencedor do dia (Best in Show - B.I.S.) foi o Caniche Gigante Preto, de nome Daniarte Tease the Big Waves - um cão português, da criadora Daniela Duarte. O exemplar de expressão única e boas proporções e angulações , que tinha já sido a escolha das competições nacionais de sábado.

Em prova estiveram cães de várias raças como Barbado da Terceira, Cão de Pastor Australiano, Cão de Pastor Alemão, Bobtail, Bearded Collie, Border Collie, Rough Collie, Smooth Collie, Cão de Pastor Belga, Shetland Sheepdog, Welsh Corgi, Boxer, Dobermann, Pinscher Miniatura, Dogue Alemão, Schnauzers, Bulldog Inglês, Cão de São Bernardo, Mastiff, Cão de Gado Transmontano, Rafeiro do Alentejo, Mastim dos Pirinéus, Mastim Espanhol, American Staffordshire Terrier, Bull Terrier Miniatura, Bull Terrier Standard, Staffordshire Bull Terrier, Bedlington Terrier, Fox Terrier, Terrier Brasileiro, Welsh Terrier, Cocker Spaniel Americano, Cocker Spaniel Inglês, Retrievers, Bouledogue Francês, Chihuahua, Epagneul Pequinês, e outras raças, completando 10 grupos.

Esta competição elegeu, durante a tarde, os melhores Jovem Promessa; Bebé; Cachorro; Par; Grupo de Criador; Veterano; Reprodutor; Exemplar de cada Grupo em competição e Melhor Exemplar de Raças Portuguesas. Realizou-se ainda a Exposição Especializada de Cães de Companhia, a competição Monográfica do Cão São Bernardo e atribuiu-se o Troféu Jovem Apresentador, para jovens cuidadores menores de 18 anos.

Os melhores classificados avançaram para as finais da tarde, onde tiveram a oportunidade de brilhar no ringue principal, na disputa pelos Grandes Prémios B.I.S.

O Clube Português de Felinicultura (CPF) promoveu também a competição de gatos durante os dois dias do fim de semana. Os gatos foram divididos em quatro grandes categorias de grupos de raças, distribuídos por jovens, juniores, adultos, fêmeas e machos. Foram eleitos 24 grandes vencedores no final.

João da Silva, presidente do CPF, explicou que “Estiveram os gatos a ser julgados pelos juízes, de acordo com os seus standards e a serem selecionados os melhores exemplares”.

“Esta exposição, aqui no Altice Forum Braga, é uma das mais importantes do calendário internacional. É muito importante para obter pontos para assim conseguirem os seus grandes campeões.” – acrescentou o presidente do CPF.

O Clube Português de Felinicultura tem como principal objetivo divulgar as raças de gatos e é responsável pelos pedigrees e a proteção do livro de origens portuguesas.

Durante o fim de semana, os visitantes vieram acompanhados dos seus melhores amigos. Vários cães de raças diversas conheceram a feira e assistiram às competições. Um inusitado furão fez também a sua aparição, não tendo dispensado a trela, tal como mandavam as regras.

Henrique Martins, diretor comercial de Feiras, Congressos e Eventos, expressou sua satisfação com o sucesso da Expo Animal, afirmando que o evento foi mais do que uma simples feira: “A Expo Animal foi uma celebração da diversidade e paixão pelo reino animal, juntamente com todas as atividades paralelas que a tornaram num local aprazível para todos que a visitaram. Todos os participantes, expositores e famílias tornaram a Expo Animal numa feira de sucesso. Esperamos que tenham aproveitado ao máximo as experiências e oportunidades oferecidas durante estes dois dias”

As corujas, mochos, bufos, araras e águias fizeram as delícias do público. Nos stands das aves foi possível aprender um pouco mais sobre cada espécie. As corujas mostraram-se as preferidas das crianças, que as puderam segurar e acarinhar.

Já os répteis, como cobras, camaleões e lagartos, prendiam a atenção, mas inspiravam respeito. Os mais corajosos, pequenos e graúdos, tocavam nos animais de sangue frio, tendo alguns se atrevido a colocá-los ao pescoço.

Também pequenas víboras, tarântulas, escorpiões e insetos atraíram a curiosidade das multidões. Famílias fizeram fila para apreciar cada detalhe dos animais exóticos.

Os aquários foram uma estreia na Expo Anima. Carpas Koi com 30 centímetros, coridoras, ancistrus e caracóis geraram grande interesse do público. Os expositores partilharam quais os cuidados a ter para uma vida longa dos animais.

A demonstração dos cães de segurança foi um dos pontos altos do dia. O Grupo Operacional Cinotécnico (GOC) da Direção-Geral Reinserção e Serviços Prisionais fez uma demonstração que incluiu exercícios de respeito e uma performance de imobilização de um indivíduo violento, tendo preenchido as bancadas do pavilhão.

A APETCão- Associação portuguesa de educadores e treinadores caninos - realizou na tarde deste domingo, um workshop focado no estímulo físico e mental dos animais de estimação. O workshop, intitulado "Estímulo Físico e Mental: a sua Importância", reuniu entusiastas, proprietários de animais e profissionais do setor para abordar a importância do estímulo holístico de modo a garantir o bem-estar dos companheiros de quatro patas. No dia-a-dia, muitos cuidadores não dedicam o tempo necessário à estimulação física de um cão, não há desgaste suficiente para este, por exemplo, chegar à noite e estar mais tranquilo. Foi neste sentido que, especialistas em comportamento animal e saúde veterinária destacaram a necessidade de proporcionar atividades que desafiem tanto o corpo como a mente dos animais, resultando em benefícios significativos para a saúde e felicidade dos animais de estimação. O estímulo maioritariamente usado e de fácil acesso a qualquer cuidador, é através da alimentação. O exemplo de brinquedos de distribuição de comida, é uma forma estimulante para apurar os sentidos dos animais, podendo ser este desafio gerido, face ao desenvolvimento do animal.

Este foi também o último dia do 3º Congresso da APETCão, que decorreu no Pequeno Auditório do Altice Forum Braga. Nesta sessão, direcionada para profissionais da área de saúde dos animais, foram debatidos temas relacionados com a ansiedade dos cães, alimentação natural, patologias físicas e as alterações comportamentais associadas, profilaxia médica e sanitária em contexto de escolas de treino, hotéis, creches e transportes, cães potencialmente perigosos, escolha e preparação do cão, legislação de creche, hotel e transporte ou vacinação/socialização. 

Houve espaço também para a sensibilização da adoção de animais, por parte da Associação Abandoned Pets, assim como a presença de diversas empresas com oferta de serviços para animais, desde produtos alimentares, a hotéis e ATL para cães, parceiros de seguros, acessórios e funerárias de animais.

A Expo Animal de Braga volta em 2024 ao Altice Forum Braga.

+2584846

VISITANTES

+1121

EVENTOS

+238

CONGRESSOS

+416

ESPETÁCULOS

Conheça todos os eventos

Agenda

Conte connosco para a organização do seu evento

No Forum Braga encontra espaços e uma equipa com vários anos de experiência que vão tornar o seu evento inesquecível.

Patrocinadores Oficiais

Altice

 

Sagres

FORUM BRAGA

Um fórum moderno, interativo e ambientalmente sustentável, pensado e feito para as pessoas. Um ponto de encontro para negócio, cultura e com múltiplas valências para fazer sonhar e concretizar todo o tipo de experiências.

JÁ DISPONÍVEL | App Forum Braga

Contactos

Av. Dr. Francisco Pires Gonçalves
4715 - 558 Braga
Ver Mapa
Obter Direções

T.: +351 253 208 230[chamada para rede fixa nacional]