Crianças brilham em fim-de-semana de matemática, ginástica e dança no Forum Braga
Crianças brilham em fim-de-semana de matemática, ginástica e dança no Forum Braga
Neste fim de semana, o Forum Braga transforma-se num vibrante centro de atividade e alegria infantil, com uma programação variada que promete encantar tanto os pequenos génios da matemática, como também os entusiastas da ginástica e dança. Entre campeonatos de cálculo e festivais desportivos, recebemos dois dias inesquecíveis, onde o talento e a energia das crianças serão os grandes protagonistas.
Esta sexta-feira, mais de 1000 alunos do 4º ano irão competir no VIII Campeonato Interescolar de Cálculo Mental Hypatiamat no Grande Auditório do Forum Braga. Este evento, que envolve 12 Agrupamentos de Escolas e o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, é organizado pelo Município de Braga em colaboração com a Associação Hypatiamat. Desde 2016, o projeto Hypatiamat tem sido implementado nas escolas locais com o objetivo de aprimorar as habilidades de cálculo mental dos estudantes, oferecendo uma formação e recursos digitais tanto para professores quanto para alunos, procurando enriquecer o ensino da matemática com a ajuda de conteúdos multimídia e jogos educativos.
O dia de sábado é repleto de ginástica e dança. Pelas 18h30, o pavilhão do Forum Braga recebe, o 9º Festival de Ginástica do Centro de Formação Desportiva da Escola Secundária de Alberto Sampaio, um momento de festa, celebração do desporto e da ginástica. Sobre o tema do Jogos Olímpicos de Verão os/as ginastas de Braga apresentam o seu trabalho num espetáculo com muita energia, movimento e emoção. Os últimos bilhetes, disponíveis para bancada, podem ser comprados em https://ticketline.sapo.pt/evento/9-festival-de-ginastica-cfd-esas-84281.
De noite, a partir das 21h00, a Academia de Dança Clarisse apresenta, uma vez mais, no Grande Auditório, o VI Sarau “A Bela e o Monstro”. Bela quer mais da vida do que a pequena aldeia de Villeneuve tem para oferecer. É uma rapariga diferente das outras pessoas, com as suas próprias ideias, muito independente e cheia de força de vontade, além de adorar livros. Anseia por viagens e aventuras, por uma vida tão emocionante como as histórias que lê. No entanto, quando o seu querido pai é feito prisioneiro por um monstro, num castelo encantado, o caminho de Bela muda para sempre. Pondo em risco a sua liberdade e o seu futuro, toma o lugar do pai no seu sequestro, com a secreta promessa de fugir. Mas, quanto mais vai sabendo sobre o monstro e o castelo misterioso, mais Bela se apercebe que talvez a história dele - tal como a sua - seja mais importante do que alguma vez poderia ter imaginado.
Esta criação da Academia Dança Clarisse, através da música e da dança, pretende passar a mensagem implícita do conto: “A Bela e o Monstro” é a mais bela história de amor jamais contada que nos mostra que a verdadeira beleza se encontra no nosso interior. Atrás de uma imagem, de um rosto, de um corpo, do outro, existe um «eu» que é preciso descobrir e construir. É através dessa descoberta e construção que é possível criar uma relação de empatia, apoio, segurança e... de Amor. Os últimos bilhetes podem ser comprados em https://blueticket.meo.pt/Event/11366/.
Os amantes das Belas Artes têm também o seu espaço no Forum Braga. Partindo do núcleo de obras de Fernando Calhau (Lisboa, 1948-2002) pertencentes à Coleção de Serralves e a importantes coleções em depósito na Fundação, a exposição Razão inversa reúne um conjunto de trabalhos paradigmáticos que marcaram diferentes momentos do percurso do artista ao longo de quatro décadas, revelando, por um lado, a profunda consistência da sua prática e, por outro, a sua surpreendente ambivalência.
Ancorada no rigor da arte minimal e numa profunda sensibilidade romântica, a obra de Fernando Calhau revela-se repleta de conflitos internos que lhe conferem uma complexidade invulgar, pertencendo inextricavelmente ao universo da razão e da intuição Integrando pintura, desenho, gravura, e uma instalação de grande escala, Razão inversa reflete a unidade e a tensão inerentes à obra de Fernando Calhau: apesar da sua aparente simplicidade, exige que o olhar abrande e se demore para revelar os seus enredos.
Esta exposição, com curadoria de Joana Valsassina, com exibição até ao próximo domingo, 16 de junho, integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país. O Forum Arte Braga abre de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e aos sábados e domingos, de acordo com o funcionamento do Forum Braga, com entrada gratuita
VISITANTES
EVENTOS
CONGRESSOS
ESPETÁCULOS
Conheça todos os eventos
Conte connosco para a organização do seu evento
No Forum Braga encontra espaços e uma equipa com vários anos de experiência que vão tornar o seu evento inesquecível.
FORUM BRAGA
Um fórum moderno, interativo e ambientalmente sustentável, pensado e feito para as pessoas. Um ponto de encontro para negócio, cultura e com múltiplas valências para fazer sonhar e concretizar todo o tipo de experiências.
App Forum Braga
Ligações Úteis
Contactos
Av. Dr. Francisco Pires Gonçalves
4715 - 558 Braga
Ver Mapa
Obter Direções
T.: +351 253 208 230[chamada para rede fixa nacional]