Recordes e projeção de crescimento para a próxima edição da AGRO
Recordes e projeção de crescimento para a próxima edição da AGRO
A 57.ª edição da AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação reafirmou o seu estatuto como o maior certame do setor a norte do país, ao atrair cerca de 55 mil visitantes ao Forum Braga, entre os dias 3 e 6 de abril. Este número expressivo confirma a crescente importância da feira no panorama nacional, tendo sido também alcançado um recorde de expositores, com 230 entidades presentes, responsáveis por representar aproximadamente 331 marcas. A AGRO 2025 destacou-se não apenas pela sua dimensão, mas também pela qualidade e diversidade do seu programa, que integrou cerca de 20 seminários organizados por 21 entidades, os quais reuniram perto de 900 participantes interessados em temas como inovação agrícola, sustentabilidade, melhoramento genético e transição energética. Para Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, “esta edição da AGRO superou todas as expectativas e demonstrou, uma vez mais, a capacidade da feira em afirmar Braga como centro nevrálgico do setor agroalimentar. O envolvimento da comunidade, a qualidade do programa e o elevado número de visitantes provam o impacto crescente deste evento a nível nacional e internacional”.
A vertente educativa da feira foi particularmente reforçada, com a participação de 31 escolas que trouxeram ao recinto mais de cinco mil crianças e jovens, maioritariamente nos dois primeiros dias do evento. A presença do setor associativo e cooperativo também foi expressiva, com 48 entidades a mobilizarem mais de 1.300 participantes. Estes dados confirmam o papel da AGRO como espaço de formação, debate e encontro entre profissionais, produtores e instituições. Um especial destaque vai para o 1.º Concurso Inter-Escolas de Preparadores e Manejadores da Raça Holstein Frísia, uma das grandes novidades desta edição da AGRO. O concurso bateu um recorde de participação, ao reunir pela primeira vez em Portugal 21 alunos de escolas profissionais agrícolas num desafio desta natureza. Em prova estiveram estudantes da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima, Escola Profissional Agrícola Engenheiro Silva Nunes, Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses, Escola Profissional de Agricultura de Vagos e Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento. Os jovens demonstraram as suas competências em tarefas práticas como a tosquia e o maneio de bovinos, evidenciando um elevado nível técnico e de preparação. A competição revelou o potencial das novas gerações no setor agropecuário, que tiveram o seu momento de consagração com a entrega dos prémios ao melhor manejador. “Esta prova foi um verdadeiro sucesso e trouxe uma nova energia ao programa dos concursos pecuários, envolvendo diretamente os jovens e destacando a importância da formação prática no setor”, sublinha José Olímpio, diretor de operações da InvestBraga.
Durante os quatro dias do evento, realizaram-se diversos concursos pecuários, que reuniram cerca de 500 animais em exposição e competição, reforçando o papel central da AGRO na valorização das raças autóctones e do património genético nacional. Entre os concursos realizados, destacaram-se o 21.º Concurso Nacional de Galinhas de Raças Autóctones (organizado pela AMIBA), o Concurso Nacional de Ovelhas de Raça Bordaleira de Entre Douro e Minho e Churra do Minho (AMIBA), o Concurso Pecuário da Raça Autóctone Arouquesa (ANCRA), o Concurso Pecuário da Raça Autóctone Maronesa (ACM), o Concurso Pecuário da Raça Autóctone Minhota (APACRA), o 13.º Concurso Nacional Pecuário da Raça Autóctone Cachena (ACRC), o 36.º Concurso Nacional Pecuário da Raça Autóctone Barrosã (AMIBA) e o já referido Concurso Inter-Escolas da Raça Holstein Frísia (InvestBraga e Escolas Profissionais Agrícolas).
Na zona da vacaria, um dos principais pontos de paragem da feira, estiveram cerca de 50 animais em exposição, entre os quais se encontravam 17 vacas da raça Holstein Frísia, que foram ordenhadas ao vivo, permitindo aos visitantes assistir ao processo de recolha de leite, posteriormente encaminhado para a unidade de transformação do parceiro AGROS.
Também os espaços dedicados à promoção comercial das marcas presentes mereceram destaque. Para Sandra Vaz, diretora comercial da InvestBraga, “este ano atingimos uma taxa de ocupação total, com um crescimento relevante no número de marcas representadas e uma procura significativa por parte de novos expositores. A AGRO consolidou-se como um ponto de encontro essencial entre produtores, distribuidores e consumidores”.
Este ano, com um número recorde de cerca de 230 expositores com 331 marcas associadas – entre instituições, escolas, energia, alimentação, tasquinhas, restaurantes DOP, agroalimentar, nutrição, farmopecuária, equipamentos agropecuários, serviços, máquinas agrícolas e industriais, agroquímicos, floresta, horticultura e jardinagem, utilidades e veículos comerciais. Na área da maquinaria agrícola, na zona exterior do Forum Braga, estiveram presentes cerca de 500 máquinas de marcas como Volvo, Mercedes Trucks, CEAT, Herculano, Repsol, Ligier, Falconero, Lamborghini, TYM, Claas, Toimil, McCormick, Yanmar, John Deere, Monosem, Outils Wolf, Fendt, New Holland, Dieci, entre outras.
A valorização técnica e o contacto com especialistas estiveram igualmente na base do sucesso das sessões paralelas. Para além dos seminários, realizaram-se 28 showcookings dinamizados por 28 entidades parceiras, promovendo a gastronomia regional, a inovação na preparação de produtos endógenos e a harmonização com vinhos e produtos locais. Entre os parceiros dos showcookings destacaram-se o Município de Braga – Pelouro da Educação, a Associação 5 ao Dia e o MARB, a Escola Profissional Profitecla, a DEIFIL, a CAVAGRI – Cooperativa Agrícola do Alto Cávado, o Município de Esposende e a Escola Profissional de Esposende, a CIM Cávado e a ATAHCA, os alunos de Turismo Ambiental e Rural de São Tomé e Príncipe da Casa Escola Agrícola Campo Verde, o Município da Póvoa de Varzim, a BAFA – Confraria dos Sabores e Tradições Gastronómicas de Braga, a parceria Braga Verde (Quinta Pedagógica, ATAHCA, MARB e Mercado Municipal), a AGRIHEROES e AMIBA, o Município de Barcelos e a Confraria do Galo de Barcelos, a Frescas Surpresas LDA. e o MARB, a ALIP e a Lactimercados S.A., a Cooperativa Agrícola Bebedouro, a ALIP – Associação Interprofissional de Leite e Lacticínios, o programa Leite é Vida, a AGROS e a PEC Nordeste. De acordo com Henrique Martins, coordenador de Feiras, Congressos e Eventos do Forum Braga, “os seminários e os showcookings continuam a ser âncoras fundamentais do evento. Conseguimos, este ano, diversificar as temáticas e envolver entidades que trouxeram novas perspetivas e inovação, o que foi muito bem recebido por todos os participantes”.
As atividades promovidas pela Quinta Pedagógica de Braga foram novamente um dos grandes atrativos para o público infantil e familiar, com mais de 20 propostas lúdico-educativas realizadas ao longo dos quatro dias. Entre elas, destacaram-se o batismo a cavalo com a égua Ginja, oficinas de pintura de medalhões com figuras de animais da quinta, construção de hotéis para insetos, atividades de horticultura com sementeiras, jogos sobre a Política Agrícola Comum no âmbito do projeto PAC-TO, oficinas de cheiros com plantas aromáticas e a criação de microjardins comestíveis. A Quinta promoveu ainda showcookings integrados, como a confeção de fidalguinhos bracarenses e maçã assada Porta da Loja com leite creme e canela, em parceria com a ATAHCA, MARB, Mercado Municipal e CAVAGRI. No sábado, destacou-se o workshop “Como criar um microjardim comestível” com Susana Caseiro, em parceria com a Leroy Merlin, e no domingo, novas sessões de jogos educativos e pintura, reforçaram o carácter formativo das atividades.
Num ambiente informal e de convívio, a tarde de sexta-feira ficou ainda marcada por um momento de networking e partilha entre participantes, expositores e convidados: a Happy Hour da AGRO 2025. Esta iniciativa promovida pela InvestBraga decorreu no pavilhão principal e proporcionou um espaço descontraído de contacto entre profissionais do setor, contribuindo para o fortalecimento de relações institucionais e para a criação de novas oportunidades de colaboração. A boa disposição, aliada ao espírito de comunidade, revelou-se essencial para reforçar a componente relacional do certame, valorizando a dimensão humana da feira. Foi neste momento que foram atribuídos os prémios do Concurso de Melhor Stand, dividido em duas categorias – pavilhão interior e área exterior. A iniciativa premiou a criatividade, inovação e qualidade na apresentação dos espaços expositivos. Uma novidade que procurou fomentar uma imagem mais apelativa e profissional da feira, incentivando os participantes a apostar em estruturas diferenciadoras e bem integradas no recinto. Os prémios foram atribuídos à Fercar, que venceu na categoria de stand interior, enquanto a Tractorave foi distinguida na categoria de stand exterior.
Segundo o inquérito de satisfação realizado durante a feira, os concursos pecuários foram destacados por 46% dos visitantes como a principal atração, seguidos pela mostra de expositores (36%) e pela exposição de maquinaria agrícola (33%). A maioria dos inquiridos (77%) visitou a feira por lazer, enquanto 23% o fizeram com motivações profissionais. A nota global atribuída ao evento foi de 4,49 em 5, refletindo o elevado grau de satisfação do público. Quanto à origem dos visitantes, Braga liderou em termos de representatividade (53%), seguindo-se Porto, Barcelos, Famalicão, Guimarães e Viana do Castelo, com uma presença relevante de visitantes estrangeiros, nomeadamente do Brasil e de Espanha. A divulgação do evento resultou de uma combinação eficaz entre canais digitais e meios tradicionais, com destaque para o passa-palavra (31%), sendo o expositor um elemento fundamental na disseminação da informação, complementado pelas ferramentas digitais (28%) e campanhas em outdoors, centros comerciais e imprensa local.
O sucesso da 57.ª AGRO é reflexo do esforço concertado entre a entidade organizadora, os expositores, os parceiros institucionais e o público, que contribuíram para uma edição memorável. Com os olhos postos no futuro, a InvestBraga prepara já a próxima edição, agendada para 26 a 29 de março de 2026, com o objetivo de reforçar a presença internacional, alargar a representação do setor e continuar a afirmar Braga como epicentro do conhecimento e da inovação agrícola em Portugal. “Um agradecimento especial aos órgãos de comunicação social e a todos os parceiros, expositores e entidades que nos ajudaram no sucesso deste evento”, salienta Carlos Silva
“Ainda durante a realização da feira, iniciámos o trabalho de preparação da próxima edição, procurando identificar oportunidades de melhoria com base nos contributos recolhidos junto dos visitantes e dos nossos expositores. A pensar no futuro, avançámos com um processo de pré-venda que contempla uma vantagem comercial de 10% e oferta de 5% de convites para todas as inscrições efetuadas até 31 de maio”, afirma Carlos Silva
VISITANTES
EVENTOS
CONGRESSOS
ESPETÁCULOS
Conheça todos os eventos
Conte connosco para a organização do seu evento
No Forum Braga encontra espaços e uma equipa com vários anos de experiência que vão tornar o seu evento inesquecível.
FORUM BRAGA
Um fórum moderno, interativo e ambientalmente sustentável, pensado e feito para as pessoas. Um ponto de encontro para negócio, cultura e com múltiplas valências para fazer sonhar e concretizar todo o tipo de experiências.
App Forum Braga
Ligações Úteis
Contactos
Av. Dr. Francisco Pires Gonçalves
4715 - 558 Braga
Ver Mapa
Obter Direções
T.: +351 253 208 230[chamada para rede fixa nacional]