AGRO abre portas como um verdadeiro sinal de esperança para o futuro da nossa economia e do território
A 57.ª edição da AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação teve hoje a sua inauguração oficial no Forum Braga, num momento marcado pela forte presença institucional e pelo simbolismo de um evento que continua a afirmar-se como uma referência no setor primário em Portugal. A cerimónia contou com a presença do ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, do presidente da Câmara Municipal de Braga e da InvestBraga, Ricardo Rio, do administrador executivo da InvestBraga, Carlos Silva, da embaixadora da Ucrânia em Portugal, Maryna Mykhailenko, assim como de vereadores e representantes do universo municipal, deputados, forças de proteção e segurança, entidades da CIM Cávado, associações do setor agrícola, expositores e diversos parceiros do certame. Ao longo de uma visita pelos vários espaços expositivos, as entidades presentes puderam comprovar a diversidade e a qualidade dos cerca de 230 expositores e 331 marcas presentes, distribuídos por 25 mil metros quadrados de área.
O primeiro dia da feira ficou igualmente marcado pela forte adesão do público escolar, com a visita de 1.400 alunos de várias escolas do concelho de Braga. De passaporte infantil na mão, os alunos foram desafiados a percorrer diferentes espaços da feira, recolhendo carimbos em locais estratégicos como a tenda das vacas da raça holstein frísia ou a Tenda da Quinta Pedagógica. Neste último espaço, tiveram a oportunidade de pôr as mãos na terra, pintar medalhões alusivos a “super animais” e conhecer de perto a égua Ginja, aprendendo os cuidados que esta exige no seu dia a dia.
A manhã ficou ainda marcada pela realização do primeiro concurso oficial da AGRO, com a 21.ª edição do Concurso Nacional de Galinhas de Raças Autóctones, que consagrou os vencedores das quatro raças em destaque: Pedrês Portuguesa, Amarela, Branca e Preta Lusitânica.
Simultaneamente, o Forum Braga acolheu um extenso ciclo de sete seminários temáticos centrados nos pilares da inovação, digitalização e sustentabilidade nos setores agrícola, florestal e agropecuário. Promovidos por entidades como a NANTA, CONFAGRI, ESA-IPVC, DEIFIL, FORESTIS, MAPA e CAVAGRI, os seminários reuniram especialistas que partilharam soluções e perspetivas estratégicas para enfrentar os desafios do setor primário. A primeira sessão, dedicada à cunicultura, foi organizada pela NANTA e contou com a intervenção do médico veterinário André Pinto de Carvalho, que apresentou o sistema PLC (Program Logic Computer) como ferramenta tecnológica de apoio à produção de coelhos. Através de controlo alimentar automatizado e monitorização remota via telemóvel, o sistema permite ganhos de peso mais seguros, menor mortalidade e maior eficiência. O especialista sublinhou também o reduzido consumo de carne de coelho em Portugal, destacando o contraste com o consumo de outras carnes e com a predominância da produção internacional por países como a China e o Egipto.
O seminário promovido pela CONFAGRI centrou-se na digitalização da agricultura, destacando o projeto DigiFarm2All, sublinhando o potencial de estações IoT equipadas com sensores que recolhem e transmitem dados em tempo real para plataformas digitais, otimizando práticas como a rega. Foram abordados os benefícios da digitalização na produtividade, sustentabilidade e transparência da atividade agrícola.
No âmbito da inovação agropecuária, a ESA-IPVC apresentou o programa Geosimplex+. A iniciativa visa digitalizar a gestão dos regadios tradicionais do Norte, com recurso a sistemas de informação geográfica, promovendo uma gestão hídrica mais eficiente e resiliente face às alterações climáticas. Já o seminário promovido pela DEIFIL destacou soluções ecológicas com a apresentação de vasos biodegradáveis à base de algas, pela STREAM e MOLDES RP, como alternativa ao uso de plásticos na agricultura.
A floresta esteve também em debate numa sessão promovida pela FORESTIS, onde foi abordada a necessidade urgente de planear a arborização e gerir os recursos hídricos como resposta à degradação dos solos. O ex-Secretário de Estado, Miguel Freitas, alertou para os desafios da propriedade privada indivisa e apresentou exemplos de inovação, como uma fábrica de bio-carbono em baldios, enquanto modelo de valorização florestal.
Promovido pelo MAPA, o seminário “Os Agricultores São Ambientalistas” reuniram cinco oradores que refletiram sobre o papel dos agricultores na preservação dos ecossistemas e na segurança alimentar, defendendo uma agricultura moderna, coletiva e consciente. Foram realçadas a literacia alimentar, a valorização da cadeia de produção e a relevância dos agricultores enquanto agentes de mudança.
A CAVAGRI encerrou o ciclo com o seminário “A Importância do Melhoramento Genético na Eficiência das Explorações Leiteiras”, conduzido pela SABS – Sociedade Agrícola Balazeiro do Sobrado. A sessão destacou a importância do bem-estar animal, da seleção genética e do uso de ferramentas como provas genómicas, para melhorar o desempenho produtivo e a saúde dos animais.
A programação do dia incluiu ainda várias ações de showcooking que animaram os visitantes e promoveram o consumo de produtos locais e sazonais. O Município de Braga, através do pelouro da Educação, associou-se ao Movimento 5 ao Dia e ao MARB, com ações junto das crianças que incentivaram o consumo de frutas e hortícolas. A Profitecla trouxe momentos de magia com um espetáculo de bartending, e a DEIFIL proporcionou uma degustação de patê e risoto de cogumelos, harmonizados com vinho da CAVAGRI. O Município de Esposende surpreendeu com a criação “Esmagada com filete de robalo e esferificação de algas”, acompanhada de sangria de cerveja artesanal Colce e vinho Quinta dos Curvos – Loureiro, finalizando com o doce “Um Sonho de Nabo com Caldo de Vinhão”, da Escola Profissional de Esposende. O dia terminou com a degustação de Medalhão de Carne Barrosã com Risoto de Espargos, confecionado pelo Chefe António Freitas, numa parceria entre a CIM Cávado e a ATAHCA, e com a atuação da Tun’Ao Minho – Tuna Académica Feminina da Universidade do Minho.
Para Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, "a AGRO reafirma-se como uma plataforma privilegiada para o encontro entre os diferentes agentes do setor, promovendo a partilha de conhecimento, a inovação e o avanço tecnológico. Esta dinâmica, visível no rejuvenescimento e crescimento do setor agrícola, é um verdadeiro sinal de esperança para o futuro da nossa economia e do território.”
Amanhã, sexta-feira, 4 de abril, será celebrado o tradicional Dia da Galiza, com cerimónia oficial marcada para as 12h00. A iniciativa contará com a presença do Vereador Altino Bessa, do Administrador Executivo da InvestBraga, Carlos Silva, e do Diretor de Operações da mesma entidade, José Olímpio. Em representação da Galiza, estarão presentes Rogelio Martínez González, diretor-gerente da Expourense, e José Antonio Armada Pérez, diretor territorial de desenvolvimento rural da Junta da Galiza. Esta iniciativa, com mais de duas décadas de história, tem como objetivo reforçar os laços entre a Galiza e o Norte de Portugal, numa feira com forte projeção ibérica.
Está igualmente agendado para amanhã, sexta-feira, um momento informal de happy hour, concebido como ponto de encontro entre os expositores do certame. Esta iniciativa visa promover o networking e o reforço de sinergias entre os diversos agentes presentes na feira. Durante este momento de convívio será também anunciado o vencedor do prémio de Melhor Stand, numa distinção que reconhece a criatividade, funcionalidade e impacto visual dos espaços expositivos.
A componente gastronómica continuará a destacar-se através de showcookings com sabores tradicionais e propostas criativas, incluindo a confeção de “Papas à moda do Minho”, pratos de influência vegetariana e doces conventuais com leite creme e pudim abade de priscos. Paralelamente, decorrerá um conjunto alargado de seminários técnicos, abordando temas como o licenciamento e incentivos na atividade pecuária, a declaração ambiental de produto, a agricultura regenerativa, o cultivo do cânhamo industrial, a formação na área das ciências agrárias, a inteligência artificial aplicada à agricultura de precisão e a eficiência na produção leiteira, entre outros.
Durante os dias da feira, a AGRO apela a todos os visitantes para que se associem à causa solidária “AGRO AMA a Ucrânia”, que este ano promove uma recolha de bens essenciais à entrada do recinto, a cargo da Associação Luso-Ucraniana. São aceites doações de alimentos não perecíveis, produtos de higiene, artigos de limpeza, medicamentos e material de primeiros socorros, não estando prevista a recolha de vestuário.
A AGRO 2025 decorre até dia 6 de abril, com um programa intenso de conferências, seminários, demonstrações, degustações e momentos culturais, reafirmando o Forum Braga como palco privilegiado para a inovação, o conhecimento técnico e a valorização do mundo rural.
Horários
4 de abril de 2025 - das 10h00 às 24h00
5 de abril de 2025 - das 10h00 às 24h00
6 de abril de 2025 - das 10h00 às 20h00
Os bilhetes estão disponíveis nas bilheteiras do Forum Braga ou https://blueticket.meo.pt/pt/event/13520/agro-feira-internacional-de-agricultura-pecuaria-e-alimentacao.
A entrada é gratuita até aos 10 anos e tem um custo de 3,50€ por dia a partir de 11 anos.
O programa completo do evento pode ser consultado aqui.
Toda a informação sobre a AGRO 2025 pode ser consultada em www.forumbraga.com/Feiras/Agro.