Loading…

zet gallery traz artistas femininas à 30ª edição da Feira do Livro de Braga para elaborar painel de azulejos

O que significa ser mulher? O que é ser artista? E como tudo isto se transmite pela arte? Perguntas com um enorme significado e múltiplas respostas, que estão em evidência nesta 30ª edição da Feira do Livro de Braga. O resultado, sob a forma de um painel que está a ser intervencionado por 12 mulheres artistas no decorrer do certame, vai ficar patente ao público, num mega painel de azulejos com 9x3 metros, a ser instalado no Altice Forum Braga, após o evento.

É uma iniciativa da zet gallery e pretende celebrar as mulheres na arte e, em simultâneo, levar o público a refletir sobre a igualdade de género e o papel da mulher nos dias de hoje. Sobre este tema, a galeria de arte promove, no decorrer da Feira do Livro, três tertúlias, no Espaço dst, com diferentes convidadas. As próximas acontecem nos domingos 18 e 25 de julho.

Além destas iniciativas, a zet gallery revela, na Feira do Livro de Braga, a sua faceta editorial, através da apresentação de algumas das suas edições e publicações. Na abertura do evento, conhecemos o livro “25 Anos do Grande Prémio de Literatura dst”, que representa a abertura da celebração do evento à cidade e à comunidade de artistas plásticos e visuais. Em 2020, o dstgroup assinalou os 25 anos do seu Grande Prémio de Literatura sem a tradicional gala, pela adaptação à situação pandémica e, nesse sentido, em conjunto com a Galeria, foram convidados 25 artistas para produzirem uma obra de arte inspirada em cada um dos livros e/ou autores que venceram as sucessivas edições. Estas obras ficaram expostas, ao longo de um mês, em 25 espaços de comércio tradicional bracarense.

A zet gallery lançará também duas edições especiais. A primeira, no dia 17 de julho, intitulada “Braga em Obras”, expõe a descrição de 101 obras de arte em espaço público no concelho de Braga, referentes aos séculos XX e XXI. Com conteúdos disponíveis em três idiomas, nomeadamente português, inglês e galego, pretende ajudar a perceber o território como um imenso museu, isto é, um espaço de cultura e um lugar de aprendizagem. Este livro é resultado do projeto “BeO – Braga em Obras”, em parceria com o Município de Braga, no âmbito de Braga 2021 Capital da Cultura do Eixo Atlântico.

A segunda, apresentada a 21 de julho, chama-se “Volker Schnüttgen_Obra/Work: 2021” e faz uma retrospetiva total da obra do artista desde 1986, que começou através da organização de uma exposição na Sala Comum da Reitoria da Universidade do Porto. A zet gallery e o dstgroup associaram-se a esta exposição, fazendo-a acompanhar por um livro e um documentário sobre o alemão.

A zet gallery é uma plataforma de divulgação de artistas e arte contemporânea, através de uma combinação entre as novas estratégias de marketing digital e o tradicional modelo das galerias de arte. Surge no seio do dstgroup e conta com um espaço físico, no centro de Braga, composto por uma área de exposição de 800 m2, distribuídos por diferentes salas, apoiadas por um pequeno auditório, sala para a realização de oficinas de artes plásticas e outros espaços de apoio.

O grupo dst, além do inovador projeto da zet gallery, desenvolve uma relevante atividade ao nível do mecenato cultural, na qual se insere a Feira do Livro de Braga, onde apresenta um leque alargado de programação própria.

+1247564

VISITANTES

+622

EVENTOS

+161

CONGRESSOS

+208

ESPETÁCULOS

Conheça todos os eventos

Agenda

Conte connosco para a organização do seu evento

No Altice Forum Braga encontra espaços e uma equipa com vários anos de experiência que vão tornar o seu evento inesquecível.

Patrocinadores Oficiais

Altice

 

Sagres

ALTICE FORUM BRAGA

Um fórum moderno, interativo e ambientalmente sustentável, pensado e feito para as pessoas. Um ponto de encontro para negócio, cultura e com múltiplas valências para fazer sonhar e concretizar todo o tipo de experiências.

JÁ DISPONÍVEL | App Altice Forum Braga

Contactos

Av. Dr. Francisco Pires Gonçalves
4715 - 558 Braga
Ver Mapa
Obter Direções