Loading…

Gala da entrega do XXVI Grande Prémio de Literatura dst acontece, este sábado, no Theatro Circo

Da vontade de trazer o passado à superfície, surgiu a obra que não louva as vitórias e os feitos do povo lusitano. Ao contrário da epopeia de Camões, João de Melo deu atenção àqueles que tiveram a sua vida destruída, que foram torturados ou impossibilitados de regressar a casa e, ainda hoje, sofrem com a guerra, com medo que estes acontecimentos caiam no esquecimento.

“Livros de Vozes e Sombras”, um romance, que não é histórico, mas sim de ficção sobre um momento histórico, tem no centro da narrativa os Açores, a terra natal do escritor. Uma jovem jornalista, que pertence à “geração seguinte” e, portanto, não tem memória dos tempos revolucionários do país, é enviada para a ilha de São Miguel, com a missão de entrevistar um conhecido ex-operacional da Frente da Libertação dos Açores e reaver a crónica do independentismo insular durante a Revolução.

A exaltação e as aspirações revolucionárias do pós 25 de Abril, vividas entre os Açores, Lisboa e as ex-colónias são, assim, o tema principal da obra de João de Melo, grande vencedora da 26ª edição do Grande Prémio de Literatura dst. A entrega oficial do Prémio acontece na Feira do Livro de Braga, numa Gala a decorrer no Theatro Circo, este sábado, dia 24 de julho.

O dstgroup, principal mecenas do evento, atribui, desde a sua fundação, grande importância à cultura, base fundamental da criatividade e da imaginação, apoiando diferentes iniciativas capazes de fomentar o conhecimento e a aproximação às artes, nas suas diversas formas. Há 25 anos que a empresa promove o Grande Prémio de Literatura dst, um dos mais reconhecidos em Portugal. Todos os anos são galardoadas obras originais, em dois géneros literários, de autores portugueses, nascidos e residentes no território nacional, com o valor de 15 mil euros.

Para conhecer melhor este livro e o artista, João de Melo, poderá assistir à Conversa com Autores, na sexta-feira, dia 23 de julho, pelas 21h00. António Ferreira, do programa “Livros com RUM – A literatura e os autores ao vivo”, entrevista o escritor e professor, um dos responsáveis pela renovação da literatura açoriana contemporânea, que foi, ainda, enfermeiro em tempos de guerra. Para assistir no Espaço dst ou através da página de Facebook, da Feira do Livro de Braga.

+1247564

VISITANTES

+622

EVENTOS

+161

CONGRESSOS

+208

ESPETÁCULOS

Conheça todos os eventos

Agenda

Conte connosco para a organização do seu evento

No Altice Forum Braga encontra espaços e uma equipa com vários anos de experiência que vão tornar o seu evento inesquecível.

Patrocinadores Oficiais

Altice

 

Sagres

ALTICE FORUM BRAGA

Um fórum moderno, interativo e ambientalmente sustentável, pensado e feito para as pessoas. Um ponto de encontro para negócio, cultura e com múltiplas valências para fazer sonhar e concretizar todo o tipo de experiências.

JÁ DISPONÍVEL | App Altice Forum Braga

Contactos

Av. Dr. Francisco Pires Gonçalves
4715 - 558 Braga
Ver Mapa
Obter Direções